09/06/17

Toby Hay "The Gathering"




De Rhayader, uma pequena comunidade com cerca de 2000 habitantes situada no condado de Powys, País de Gales, chega  The Gathering”,  o álbum de estreia do guitarrista Toby Hay.

Completamente instrumental, o disco escuta-se como se contemplaria uma paisagem rural galesa.  Estrategicamente localizado entre a tradição musical britânica e a escola do  finger picking americana, Toby Hay  transporta para as melodias que escreve, décadas, séculos de um património musical, sendo que é virtualmente impossível dissociar estes sons do meio musical e social de onde são originários.

Um exemplo disso mesmo poderá ser o tema de abertura, “Mayfair at Rhayader 1927”. Num momento de grande turbulência quando todas as dúvidas pairam sobre o quotidiano britânico, não deixa de ser significativa a tranquilidade que emerge de “The Gathering”.


As melodias correm à beira de riachos, sobre prados verdejantes, num cenário idílico que os ocasionais violinos, celos e violas apenas acentuam. Como mantos sonoros cobrindo lugares, acontecimentos, memórias, “Sketches of a Roman Fort”, “Starlings” e o tema título ilustram este cenário na perfeição.

Caberá a quem escutar “The Gathering” decidir se o sentimento ali prevalecente será a reacção, a nostalgia, ou ambos.