16/06/17

Bardo Pond "Under the pines"


 

Existem algumas bandas, poucas, que não se explicam. São!

Os Bardo Pond nunca necessitaram de estar permanentemente na montra para manter o estatuto. São uma espécie de “anomalia”, mesmo no underground onde se movimentam. Gravam apenas quando têm algo de novo para dizer e é raro desiludirem.  Deles espera-se sempre um êxtase cósmico, resultado da fusão de elementos oriundos do jazz, avant-garde, rock e free-noise.

Under the pines”, é a mais recente expressão onírica daquele processo. Como é hábito no quinteto da Pennsylvania não existem limites, e o álbum é mais uma intensa experiência psicadélica.


A tempestade sonora que varre “Crossover” dinamita as  expectativas mais optimistas; “Out of reach” altera o rumo e assume-se como uma “big sky song” com a voz de Isobel Sollenberger a desafiar a perfeição. Diversa, “Moment to moment” toma a forma de uma “electric porch song”, desenhada por uma guitarra acústica e colorida pela flauta de Isobel. Lisérgico, o tema título, é o que mais se aproxima da matriz Bardo Pond, enquanto “Affigy” se rende a um estranho bucolismo.

A escutar no silêncio, por paradoxal que possa parecer.