15/04/15

Steve Gunn and Black Twig Pickers "Seasonal Hire"




Um dos últimos testemunhos artísticos de Jack Rose teve a colaboração dos Black Twig Pickers. Um facto cujo significado não pode ser ignorado, tendo sobretudo em conta que Rose era oriundo da escola “avant-folk” e  o colectivo da Virginia um interprete da “old time music”.

Seis anos volvidos a importância dos Pickers não pára de crescer. Agora é Steve Gunn outro produto do avant-folk reconvertido ao tradicional, procurar o apoio da banda de Nathan Bowles e Mike Gangloff para se aventurar no território do psychedelic Appalachian. Porque é exactamente disso que se trata em “Seasonal Hire”, um disco onde a sonoridade tradicional das Blue Ridge Mountains  se funde com a vertigem psicadélica do guitarrista da Pensilvânia.

“Dive for the pearl” foi recuperado de “Melodies for a savage fix” uma colaboração de Gunn com Gandloff e “Trailways Ramble” teve a sua estreia em “Time off”, ambos de 2013. São aqui completamente reinventados, atingindo uma dimensão que não conheceram nas respectivas estreias.

“Don’t let your deal go down” é um tradicional a que o violino e voz de Sally Ann Morgan conferem uma estranha actualidade, enquanto o tema título, “Seasonal Hire”, escrito a meias entre Gunn e os Twigs, é um mantra que se desenvolve harmoniosamente a partir da guitarra acústica de Steve, do banjo de Isak Howell e da harmónica de Gangloff. Seguramente uma das melodias que ficará quando o ano terminar.

Por paradoxal que possa parecer, o que esta colaboração nos ensina é que não existe nada de mais visionário e arrojado do que a música tradicional quando trabalhada pelos artesãos certos. Atente-se em “Cardinal 51”. 16 minutos de um raga que bordeja o drone, sustentado pela guitarra slide de Gunn enquanto o violino iconoclasta de Sally Morgan revisita John Cale nos momentos sublimes dos Velvet.

Estará “Seasonal Hire” deslocado em 2015? Talvez, mas Pelt, Jackie-O Motherfucker ou Vibracathedral Orchestra também o estavam no seu tempo e hoje são locais de peregrinação obrigatória.