14/03/14

Record Files ( 4 )


Oriundo dos ecléticos Liverpool Scene, Andy Roberts foi sempre mais bem sucedido como sideman que como solista. E no entanto o talento de compositor e sobretudo o de artesão da guitarra são ( foram ) inquestionáveis. "Home Grown" o seu primeiro disco a solo foi publicado na RCA ( RCA SF 8086 ), na primavera de 1970. Porventura excessivamente diversificado - hesitante entre o folk-rock, o country-rock e os instrumentais para guitarra -, e apesar de ter como banda de suporte os Mighty Baby, não pegou de estaca e rapidamente foi esquecido.

Em Junho de 1971 foi republicado pela B&C ( CAS 1034 ), com novo artwork, um duplo insert ( embora nunca tenha encontrado nenhuma cópia  que o incluísse ) e um alinhamento de temas diverso. Foram excluídos cinco canções e acrescentada "Lonely at the crowd", mas o resultado não foi muito diferente. Não era ainda o momento de Andy Roberts.
 

Para abrilhantar um pouco mais a confusão, a edição americana de "Home grown" ( Ampex A 10120 ) mais não é que uma mini compilação integrando já temas do fabuloso "Nina and the dream tree", o álbum que Roberts publicaria nesse Outubro com o selo da Pegasus ( PEG 5 ).

No ano seguinte, Roberts estaria nos Plainsong, ao lado de Ian Matthews, para a gravação de "In Search of Amelia Earhart".