03/12/13

Psycholândia 7


E de novo a Psycholândia, via Fruits de MerRecords.

 
E de novo um conjunto de singles objecto de edição limitada, debruçados sobre o passado da música psicadélica. A conferir:

- Vespero – “Careful with that axe, Eugene” / “One of these days”.

 Ambas escritas pelos Floyd, a última uma versão do conhecido tema do álbum “Meddle”. A primeira foi o lado B do single “Point me at the sky”, surgiu depois na compilação “Relics”, ao vivo em “Ummagumma”, tendo sido ainda reescrita para o filme de Antonioni “Zabriskie Point” sob o título “Come in number 51, Your time is up”

 
- Vibravoid – “Colour your mind”/”La Poupee qui fait non”/Optical sounds”

“Colour of mind”, um original dos australianos Tyrnaround foi publicada no EP homónimo em 1986. “La Poupe qui fait non” recria um tema saído da pena de Michel Polnareff em 1966 e que, à data, teve na guitarra um tal de Jimmy Page. O excelente “Optical Sound” é a versão de uma composição dos californianos Human Expression cuja existência, entre 1966 e 67, foi pouco mais que efémera.

 
- The Regal Crabomophone Annual for 2014

Lado A, um magnífico exemplo de pop barroco através de “Girls of Belvoir” escrito e interpretado por Mark McDowell  ( nome a reter ). Lado B “Listen with the Moths” na mais pura tradição do acid-folk psicadélico pelos emergentes finlandeses Octopus Syng.

 
- Shrunken Head Music

Duplo single incluindo “To another universe” um original dos Brainticket por Frobisher Neck, o seminal “Rubycon” dos Tangerine Dream recuperado pelos Black Tempest, “J’ai mal aux dents” de Faust pelos russos Vespero e, finalmente, “The Glorious Om Riff” dos Gong por Jay Tausig. Raramente uma versão suplanta o original. Aqui não é diferente, mas nestas quatro recuperações, percebe-se que a alma do krautrock andou por perto.