03/08/13

Glenn Jones "My Garden State"


 
Quem nos anos 90 escutou os trabalhos dos Cul de Sac, estaria por certo longe de imaginar que aquele guitarrista  militantemente eléctrico, com grande pendor para a electrónica e para o noise, viria um dia a gravar dos mais deliciosos discos acústicos da música americana.

Com efeito desde aí, Glenn Jones, “o melhor guitarrista de que nunca ninguém ouviu falar, inspirou-se na figura e na herança do lendário John Fahey.  Abraçou a linguagem tradicional e com a sua guitarra e banjo acústicos caminhou ao lado de um outro visionário – Jack Rose -  através do Delta e dos Apalaches, como outrora fizeram Fahey, Robbie Basho, Peter Lang ou Leo Kottke.

My Garden State” segue na peugada dos quatro cds anteriores e deixa-nos um conjunto peças a um tempo sensíveis e poderosas. Pequenos e grandes instrumentais que a princípio surgem inócuos mas que com as sucessivas audições se entranham na pele e nos sentidos, ou não fosse esse o poder e a essência da música tradicional. 

Sereno, como serenas são as colaborações de Meg e Laura Baird, “My Garden State” fica bem em qualquer alpendre, num esquecido final de tarde.