28/07/13

Eluvium "Nightmare Ending"


 
Enquanto Eluvium, a última gravação de Matthew Robert Cooper data de 2010 com “The motion makes me last”. Pelo meio publicou uma banda sonora e um cd – “Dedicate Function” - sob o ‘nom de plume’ de Martin Eden.  
A longa espera foi no entanto  recompensada. “Nightmare ending em formato de cd duplo é pouco menos que um festim e fará as delícias, não apenas dos seguidores, como de todos aqueles  que apreciam a moderna música de vanguarda, ambiental e não apenas.

Como habitualmente Matthew Cooper respalda-se na electrónica, mas a sua criação vai muito para além da “ambiente music”.  É simultâneamente clássica e contemporânea. Inovadora também.  Copia” de 2007 é uma obra tão marcante que a seu lado todos os restantes Eluvium perdem na comparação. “Nightmare ending” é no entanto o que mais se lhe aproxima. Tão exaltante nas longas suites ( “Don’t get any closer”,  “Sleeper”, “Covered in writing”, “Happiness” ) como brilhante nas composições clássicas para piano ( “Caroling” , “Entendre” ) Cooper cria de aqui de novo ( como fez no passado ) a música com a qual todas as outras passam a ter de ser comparadas.
É seguramente um dos grandes compositores contemporâneos e não é exagero dizer que a sua música move montanhas.