20/06/13

Wolf People "Fain"


 
Tenho a noção de estar a correr um tremendíssimo risco. Mas ainda assim persisto. “Fain” é seguramente um dos grandes discos de folk-rock a emergir do Reino Unido nos últimos anos. 

Em 2010, com “Steeple”, os Wolf People já haviam sinalizado o terreno e deixado antever que algo de muito importante estava  para vir.  E, embora este segundo cd do quarteto londrino seja um daqueles registos que precisa de tempo para que todos os detalhes possam ser convenientemente  detectados e degustados, as primeiras audições são uma revelação.

Steeple  foi na essência mesclado pelo folk. “Fain”, sem negar esse desiderato, vai procurar grande parte da sua inspiração ao blues-rock britânico do período 1969 / 70. Coisa nada despicienda portanto e um desafio arrojado pois, naquele terreno, qualquer passo em falso  podia resultar num equivoco e, acto contínuo, conduzir ao estigma e ao ostracismo.

Percebe-se no entanto que “Fain” foi estruturalmente pensado e elaborado para não correr tais riscos. E se as sempre polémicas comparações forem aqui permitidas, recordem-se os Groundhogs de “Split”, os Tull de “This was” e “Benefit”, os Television de “Adventure” ou os Steamhammer de “Mountains” Sim sim, falamos dessas guitarras enciclopédicas e de muitas outras que pairam sobre as melodias dos Wolf People.

 Corram a escutar “When the fire is dead in the grate”, “Athol”, “Thief” ou o enorme  “Hesperus” e perceberão o porquê da hipérbole introdutória. Em competição directa com “Coming out of the fog” dos Arbouretum para Disco de Cabeceira!