26/02/13

Dodson and Fogg "S/t"


Dodson and Fogg  ( nome retirado de um romance de Dickens ) é basicamente um projecto de Chris Wade ( escritor, editor, ilustrador, cantor, compositor ), um verdadeiro homem da renascença.  

Desde sempre apaixonado pela folk, Wade reuniu um conjunto de canções e, fazendo uso das várias ferramentas de que dispõe, partiu para a respectiva publicação. Em boa hora o fez pois “Dodson and Fogg”, não sendo um portento de originalidade, cativa pela beleza, inspiração e simplicidade.

Fundamentais são as colaborações de Celia Humphris ( Trees ), Nik Turner ( Hawkwind ) e Judy Dyble ( Fairport Convention ). Aportam talento, mais valia e sobretudo, ajudam a sublinhar a atmosfera early 70s, naturalmente reforçada pelas heranças provenientes dos COB, Forest e Incredible String Band. No conjunto são 12 temas iluminados por aquela sonoridade tão característica da época, quando o folk tradicional vestia as roupagens psych, bordejava o progressivo e não raras vezes se distraía, resvalando para aquilo a que hoje se chama “acid folk”.

“All day long”, estrategicamente colocado a abrir, é um tema de rara beleza, quase uma canção de embalar, com as guitarras acústicas e o piano de Wade a percorrerem os espaços que a voz de Celia Humphris deixou por preencher. “Just you and me” mantém as vibrações, acrescenta a flauta de Nik Turner e atira com a canção para o catálogo dos Forest, Trees ou até mesmo Jethro Tull, período “Songs from the wood”.  Embora mais soliloquiais, “Nothing at all” e “Say Goodbye”, alinham pelo mesmo diapasão, que se manterá até ao final. Uma agradável surpresa.