22/06/12

Shirley Collins


Do trio de vozes femininas, muito justamente apelidado de "Santissima Trindade do folk inglês"  nas últimas 3 décadas do século passado - Shirley CollinsSandy Denny e June Tabor -, apenas a última se mantém em actividade.
Sandy deixou-nos em 1977 e Shirley, porventura a voz feminina que mais tocou a alma do Atalho, há muito que deixou de poder cantar (encantar, diria).

Se o culto de Sandy Denny não para de aumentar e o respeito pela carreira idónea de June Tabor, cresce em igual medida, o merecido reconhecimento pelo trabalho de Shirley Collins em prol da canção tradicional inglesa tem tardado em frutificar. E no entanto a sua influência tem sido, é, e continuará a ser enorme. Curiosamente, não são os seus contemporâneos, antes os músicos mais novos a reconhecê-lo.


O mais recente número da revista fRoots dedica-lhe a capa e no interior traça o perfil ( um dos possíveis ) daquela que permanece um dos segredos mais bem guardados da música tradicional inglesa. A revista não é distribuida em Portugal mas pode ser encontrada aqui: (  http://www.frootsmag.com/ ) .

Mais detalhes sobre a carreira de Shirley Collins, aqui:  http://www.shirleycollins.co.uk/