19/06/12

The Owl Service "There used to be a Crown"


Não é seguramente  a primeira vez que o Atalho se refere aos Pearls Before Swine. Nem será certamente a última. Por aqui, a banda que Tom Rapp criou no final da década de 60 do século passado e os discos que a solo publicou, depois do projecto ter soçobrado, possuem uma áurea verdadeiramente mítica. São como que pequenos opus, que à data definiram/desenharam os contornos da canção de cariz psicadélico, sem que quem os escutava se desse conta que estavam ali caleidoscopicamente compactados elementos do folk, do jazz, da música antiga e até simulacros das emergentes correntes avant-garde.

De então para cá, através de um processo moroso e tortuoso,  Tom Rapp passou de proscrito a herói e nas últimas duas décadas, as suas canções receberam por fim – ainda que timidamente e sobretudo no âmbito dos circuitos underground - o reconhecimento que  sempre  mereceram.

Os neo-psicadélicos têm actuado como verdadeiros paladinos, mas também os novos trilhos do folk contemporâneo não têm esquecido Tom Rapp. Steven Collins, o principal dinamizador do projecto The Owl Service, acaba de prestar mais uma homenagem ao mestre e aos Pearls Before Swine. O EP “There used to be a Crown” foi pensado e concretizado enquanto tal.

Numa edição em vinilo, limitada a 100 exemplares, com capa dupla de cartão, design cuidado, mini cdr apontado aos indefectíveis do digital e um postal reproduzindo “O triunfo da Morte”, a pintura renascentista  de Pieter Bruegel,   os Owl Service recuperam quatro temas  lendários: “Green and Blue” e “Footnote”, retirados do álbum “These Things too” (1969) e “Translucent Carriages” e “There was a man”, ambos oriundos  de “Balaklava” (1968).

Mais de 4 décadas volvidas, a essência criativa das canções permanece intacta e, qualquer que seja o juízo que se faça das versões, fica patente a qualidade intrínseca das canções, as quais surgem tudo menos datadas. Sinal evidente de que sempre estiveram à frente do tempo. Um facto que se saúda pois é uma prova do talento, mas que por outro se lamenta uma vez que, como é sabido, quem tem razão antes do tempo acaba sempre por ser olhado com desconfiança, quando não proscrito.

There used to be a Crown” tem o título adequado e no futuro revelar-se-á um artefacto valioso.