14/06/12

"For Lee Jackson in Space"


No passado dia 26 de Março, a música e os músicos perderam um grande amigo. Lee Jackson, um jornalista texano que passou parte da sua curta vida a escrever sobre o tema e a divulgar projectos musicais inovadores e alternativos nas páginas de magazines mais ou menos obscuros como Broken Face, Foxy Digitalis, Deep Water Acres ou Dream Magazine, sucumbiu a uma doença neurodegenerativa irreversível a que chamam ALS ou Lou Gehrig síndroma.

Alguns amigos tomaram a iniciativa de propor o lançamento de uma compilação de músicas inéditas com um duplo objectivo: homenagear Jackson por um lado e, por outro,  angariar fundos para a Fundação que no Texas procura ajudar aqueles que padecem da doença.

Para além de altruísta, a resposta dos artistas foi no mínimo avassaladora. Em pouco menos de dois meses, os promotores da iniciativa receberam dezenas de temas de grupos e músicos que pretendiam associar-se ao projecto e desta forma agradecer a paixão com que Lee Jackson havia escrito e divulgado a sua música.

A maior dificuldade dos organizadores residiu certamente na escolha, mas no passado dia 4, ( 94 temas, cerca de 12 horas de música ) passou a estar disponível   aqui , uma enormíssima colectânea digital cujo título não deixa margem para dúvidas: “For Lee Jackson in Space”. 

Ao Atalho pouco mais resta acrescentar, a não ser que se trata de um projecto  extraordinário e que certamente deixaria Lee Jackson muito satisfeito.