12/03/12

"Rock, Pop, Un itinéraire bis en 140 albuns essentiels"


A edição já tem uns anos ( Le mot et le reste, 2006 ) e a presença nas prateleiras da biblioteca do Atalho data de 2009. Habituei-me a olhar de soslaio para aquelas edições - algures entre o piroso e o oportunista - do tipo: "Os 1000 discos a ouvir antes de morrer". Sempre achei que começar a ler qualquer coisa desse tipo era entrar na rota do tédio, do mau gosto e de uma morte intelectual previamente anunciada.

140 albuns essenciais? Um número como qualquer outro. Sempre é bem melhor que 1000. Decidi dar uma oportunidade a Philippe Robert. "Un itinéraire bis en 140 albuns essentiels" revelou-se "une réussite"!

Muito embora Robert não seja propriamente um talento da palavra, denota apuradissimo bom gosto e aquela sensibilidade histórica que os franceses sempre possuem relativamente ao que é importante. No conjunto dos 140 não existe um único álbum que eu retirasse, antes pelo contrário, gostaria de ter visto incluídos mais uns quantos.

De todo o modo, o resultado é magnífico, inteligente e didáctico. Um belissimo instrumento para o inicio da construção/consolidação da discoteca ideal.