11/02/10

Richard Skelton "Landings"


Se outros méritos não tivesse, a beleza de “Landings” chegava e sobrava para o recomendar.

Richard Skelton, um compositor oriundo do Lancashire em Inglaterra, tem vindo a expressar-se através de noms de plume: A Broken Consort, Caroussell, Clouwbeck. “Landings”, depois de “Marking time” em 2008, é o segundo que assina com o próprio nome.

Nascido das paisagens rurais do noroeste, configura um registo superlativo; de uma amplitude tal, que lá dentro é possível encontrar não apenas os horizontes selvagens do Lancashire como também, e sem qualquer ordem ou hierarquia: o minimalismo, a viola do John Cale pré Velvet, o neo-clássico, Max Richter, Tony Conrad, Arvo Part, a Nico de “Marble Index”, a “kosmische musik”,…



Inspirado e inspirador, “Landings” reveste a forma de uma narrativa pessoal, onde as cordas, predominantes e sensoriais, modelam um ritual muito próximo do “field recording”, aqui e ali entrecortado pela intervenção melancólica de uma guitarra acústica, pelo murmurar silencioso de um riacho ou pelo chilrear matinal dos pássaros.

Um disco que trespassa o conceito de beleza, de todas as belezas. E, praticamente sem excepção, os doze temas, lentamente distendidos por 50 minutos conquistados ao tempo, formam um corpo fascinante, diria que sem paralelo na música instrumental inglesa não erudita.

Mal dá para esperar pelo novo A Broken Consort, “Crow Autumn”.