07/07/09

James Blackshaw "The glass bead game"


O autor da frase que me desculpe a citação mas, depois de escutar “The glass bead game”, parece-me óbvio que James Blackshaw ainda “precisa de comer muita papa Maizena” para atingir o patamar onde se encontram aqueles que são os seus gurus: John Fahey, Glenn Jones, Robbie Basho e Leo Kottke.

No novo registo, o músico de Hastings abre com um “Cross” colorido, caleidoscópico, propulsionado por um “tuning” que recua aos grandes momentos de Kottke e a que as cordas conferem uma dimensão cinemascope.

A guitarra e o órgão introdutórios em “Bled”, devem respectivamente algo a Steve Howe e ao “The Yes Album” o que, registe-se, nem sequer representa uma referência negativa apenas, digamos, inesperada. Ultrapassada a introdução, o finger-picking em forma de espiral é suficientemente dinâmico e atractivo para captar a atenção do ouvinte durante os cerca de 10 minutos que o tema dura.


Em “Fix” o piano e o violoncelo “fin de siècle” aparentam não pertencer a este filme. Por seu lado, o carrossel que rodopia em “Key” evoca Glenn Jones, ainda que não abra janelas para os grandes espaços, nem se deixe se envolver por atmosferas dramáticas, como é timbre na música do norte-americano.

Por fim, o mantra épico que procura ser “Arc”, não é de novo congruente no discurso musical de Blackshaw, deixando a pairar a sensação de que a sofisticação clássica perseguida pelo inglês não é verdadeiramente espontânea e, sobretudo, encontra-se nos antípodas da rústica sofisticação que os seus supostos heróis e respectivos devotos seguidores ( escutem-se as peças de Jack Rose, Ben Vida, Badgerlore ou Lichens na colectânea “The Great Koonaklaster Speaks: A John Fahey Celebration” ) implementam sem esforço aparente.

Um autor a acompanhar, tão cedo o talento ganhe a forma que mais se lhe adequa.