02/07/09

"The Vertigo Label 1969 - 1980"


Consistentemente, desde meados dos anos 80 que os discos de vinil publicados pela Vertigo Records entre 1969 e 1972 são objecto de um enorme culto coleccionista. Como resultado, alguns dos exemplares originais mudaram e mudam de mãos por quantias absolutamente insanas.

Numa perspectiva estritamente musical, quando analiso as 71 edições que fazem parte do catálogo da “Vertigo spiral” ( ou “Vertigo swirl” como também é conhecida ), tenho dificuldade em descortinar as razões que estão na origem de tamanha obsessão.

Com efeito, no inicio da década de 70, a editora que a Philips criou para acompanhar o “underground” da época, publicou um conjunto limitado de discos notáveis ( Gentle Giant, Patto, Paul Jones, Ian Matthews ) e uma outra parcela de registos apenas interessantes ( Black Sabbath, Dr. Strangely Strange, Rod Stewart, Fairfield Parlour ).

Quando ao restante catálogo, dificilmente resistiu ao virar das páginas do calendário e os exercícios de auto indulgência que em grande medida o caracterizaram, seriam hoje, não fora o fenómeno coleccionista que não tem parado de crescer, pouco mais do que meras notas de rodapé.



Yuri Grishin, no âmbito da sua saga sobre as “Famous British Collectable Record Labels”, acaba de publicar “Vertigo Label 1969-1980”. A edição, com uma estrutura gráfica que pouco diverge dos trabalhos que o autor já publicou sobre a Island, Harvest e Charisma Records, apresenta-se tão documentada e exaustiva quanto imagino que o poderia ser (é inclusivamente contada a história de subsidiária Nephenta Records).

Ao longo de 350 absorventes páginas, Grishin assegura a necessária componente histórica, não esquecendo nunca a vertente lúdica. De caminho, fornece um manancial de informação que vai fazer as delícias de todos aqueles que em todo o mundo, literalmente, buscam o seu “Holy Vertigo Grail”