28/03/09

United Bible Studies "The Jonah"


Em “The Jonah” os United Bible Studies reuniam as condições perfeitas para a realização de um bom disco. Um colectivo dinâmico e experimentado; inúmeras e diversificadas colaborações; actuações prévias nos principais festivais underground; endossos de nomes como Richard Youngs, Damo Suzuki, Sunburned Hand of the Man ou Alison O’Donnell. E no entanto “The Jonah” é um daqueles registos que teima em não descolar.

O núcleo irlandês da banda, convocou para as gravações uma plêiade de nomes nada negligenciável : de Sharron Kraus a Ivan Pawle, passando por Alison O’Donnell. Contudo o material e as opções escolhidas para o interpretar estão longe de entusiasmar.

Como é hábito United Bible Studies inspirara-se no folk irlandês, pretende emular a Incredible String Band, mas o discurso que aqui utiliza, tende a parecer esotérico mesmo para os fanáticos do folk esotérico e pagão.


“Doom-progressive-folk” seria porventura a designação adequada para o interminável pesadelo ( 16 minutos ) que constitui o tema título. Este, parte de uma melodia folk mas rapidamente claudica perante uma abordagem progressivo com vista para paisagens inóspitas, pós-apocalípticas e cinzentas. “To the newly risen mountains” e “Skelly’s fireplace” retornam à luz, mas logo a seguir “Mirror in Cherwell” e “Death in the Arctic” ( esta baseada num poema do escritor de origem escocesa Robert W. Service ) regressam às trevas e à paisagem desoladora que caracteriza o disco.

Alison O’Donnell ajuda a salvar o tradicional “The lowlands of Holland”, ainda que quem já tenha escutado a voz de Gay Woods na versão dos Steeleye Span de “Hark! the Village wait” tenha muita dificuldade em valorizar qualquer outra.

The Jonah” é um disco a evitar por todos aqueles cuja terapêutica inclua anti-depressivos. Quanto aos restantes a abordagem deverá ser , no mínimo, cautelosa.