05/12/08

"Shindig! Annual # 1"


Publicado em edições reduzidas e a circular intermitentemente desde 1993, o magazine britânico “Shindig!” tem sido comparado a velhas publicações independentes como Zigzag, Strange Things are Happening ou até Ptolemaic Terrascope, embora este último, na minha opinião, constitua um paradigma difícil de suplantar.

Nas palavras do seu editor Jon ‘Mojo’ Mills, “Shindig!” é “ uma revista sobre o psicadélico e outros excitantes e subvalorizados actos do pop, garage, folk e do prog” e, “uma fonte de informação para todos os interessados na música, cinema, literatura e cultura, ignorados pela imprensa mainstream”.

Recentemente a revista profissionalizou-se e passou a editar um número a cada dois meses. Os conteúdos mantêm o enfoque anterior, mas surgem do ponto de vista gráfico bastante melhor apresentados.

Acabado de lançar, “Shindig! Annual Number 1”, um volume com 112 páginas e capa grossa, é uma espécie de “Best of” e reabilita textos antigos que para o efeito foram objecto de um novo e mais apelativo grafismo.

Todavia mais do que o aspecto visual, o que motivará os interessados serão naturalmente os conteúdos. Recuperações que incidem sobre nomes como The Move, Grapefruit, Les Fleur de Lys, Ugly Ducklings, Kaleidoscope (UK), Buffalo Springfield, SRC, Action ou John’s Children.

Artigos de opinião, entrevistas, peças relatando histórias e episódios sui generis, etc. O difícil é mesmo ter ficado algum ângulo por analisar.