03/11/08

The Famous Charisma Label 1969 - 1986


Por estranho que possa parecer aos mais novos, houve um tempo em que não existiam plataformas ou tecnologias como: I-Pod, MP3/4, My Space, Blue Ray, SACD, DVD, dowloads, legais ou dos outros. Não existia sequer o CD.

Reporto-me a um tempo em que a música era maioritariamente editada, escutada, transportada e guardada em rodelas, grandes ou pequenas, de vinil preto; quase sempre embaladas em deliciosas capas cuja concepção era entregue a gráficos e designers, artistas emergentes ou já conceituados.

Basicamente uma época em que os fãs, para além de escutarem a música, usufruíam do prazer suplementar de admirar o conjunto: disco, etiqueta, capa ( simples ou dupla ), inserts vários e, muitas vezes, booklets e posters. O mero facto dos interessados terem de se deslocar a uma loja, manusear dezenas, centenas, de artefactos como os descritos e no fim serem obrigados ao difícil exercício de escolher um deles, constituía em si mesmo um acontecimento.

Era pois quase impossível que o velho vinil não se transformasse num objecto de culto e colecção.



Toda esta prosa vem a propósito da publicação do livro “The Famous Charisma Label 1969-1986”, o terceiro volume da série The Famous British Collectable Record Labels ( depois de “Island Records 1962-1977” e “Harvest Label 1969-1980” ) que o afável e enciclopédico Yuri Grishin concebe e lança em edição bilingue ( russo e inglês ).

“The Famous Charisma Label”, tal como os anteriores, revela-se um paraíso para qualquer coleccionador ou interessado na matéria. No caso vertente contam-se episódios e histórias de pequenas empresas que vendiam singles porta a porta como a B&C ( Beat & Commercial ) Records , uma empírica joint-venture lançada por Chris Blackwell e um tal Tony Stratton-Smith, futuro dono da Charisma.



Pelo meio são dissecados pormenores e acontecimentos que levaram à criação da Trojan, Stable, Pegasus, PEG, B&C ou Mooncrest, etiquetas que antecederam ou de algum modo estiveram ligadas à Charisma Records.

Depois há espaço, muito espaço, para abordar cada um dos discos editados no período. Fotografias das capas, etiquetas e inserts. Pormenorizadas descrições das primeiras, segundas ou posteriores edições, números de matrizes, ano de publicação, tipo de capa e respectivos autores. Indices de fotógrafos, engenheiros de som, produtores e estúdios. Diferentes designs das etiquetas e indicação do preço de mercado estimado para exemplares em bom estado.




Um verdadeiro manancial de informação e um infindável objecto de entretenimento para todos os que interessam pelo tema ( possuam ou não os discos em apreço ). Com edição limitada a 1000 exemplares, graficamente irrepreensível, “The Famous Charisma Label” não tem um preço de capa muito acessível, contudo é o tipo de livro capaz de preencher muitos serões das noites de inverno que se aproximam.

Mais fotos e detalhes disponíveis em http://www.collectable-records.ru/