29/10/08

Windy & Carl "Songs for the broken hearted"


Tem sido comentada excelente música aqui no Atalho. Pese embora o facto, não me recordo de um álbum que celebre a vida tão intensamente como “Songs for the broken hearted” de Windy & Carl.

Naturais de Dearborn no Michigan, Windy Weber e Carl Hultgren funcionam como duo, na vida e na música, desde o princípio dos anos 90. Desde então gravaram mais de uma dezena de discos onde o drone e o psicadélico planam sobre um interminável manto de emoções, que tanto podem assumir contornos épicos como melancólicos e contemplativos.

Songs for the broken hearted” ( o título em si mesmo já sugere pistas ) é um trabalho espiritual, percorrido pelas emoções que decorrem dos diversos estados de alma associados ao quotidiano de uma relação a dois. Em nenhum outro trabalho anterior o duo percorreu patamares tão elevados de desespero ou de vazio; os quais, no campo oposto, são compensados por elegantes manifestações de euforia, cumplicidade e esperança.



Dois campos tão marcadamente antagónicos que durante os cerca de 71 minutos que dura o álbum, várias vezes dei comigo a tentar perceber em qual deles se encaixa cada um dos temas, “agarrado” pela hipnótica sonoridade drone que emerge das teclas, pela fluidez quase silenciosa das guitarras ou pelos murmúrios vocais sob a forma de palavras.

Os dez temas de “Songs for the broken hearted” representam uma elegia à vida. Independentemente de se constituírem em gritos de desespero como acontece em “La Douleur” ( assim de repente, os 12 minutos e 39 segundos mais belos e intensos que me recordo de ouvir nos últimos tempos ) ou luminosos interlúdios de felicidade como em “Snow covers everything”. A viver intensamente, uns e outros.