16/09/08

The Owl Service "The bitter Night EP" e The Owl Service and Allison O' Donnell "The Fabric of Folk"

Um dos projectos favoritos do Atalho no campo do neo-folk britânico, os Owl Service de Steve Collins têm tido um excelente ano em 2008. As datas avançadas para concertos são cada vez mais frequentes e as edições musicais , particularmente as de carácter semi-privado, escoam ainda antes da respectiva publicação.

De há muito esgotada, a primeira e limitada edição de “A garland of song” ( já aqui abordada ) conheceu muito recentemente a sua primeira reedição. Foi objecto de reavaliação áudio, tendo também a capa recebido um novo grafismo.


Por seu turno, “The bitter night”, uma incursão no vinil, acaba de ser publicado. Revestindo a forma de um velho EP com capa de cartolina, o registo propõe três temas novos e uma recuperação.

As razões que conduziram a que, por exemplo, “A lyke wake dirge” ficasse de fora de “A garland of song” são óbvias: o tema soa como se os Velvet Underground procurassem reproduzir a sonoridade Pentangle; um desafio que não casava de todo com a atmosfera bucólica do primeiro CD. “The stone bequest” e “The church grim” são por seu lado, duas pequenas peças instrumentais que se encaixam nas atmosferas negras e esotéricas herdeiras da tradição folk pagã. Finalmente “Fine Horseman”, a recuperação, experimenta aqui uma nova abordagem de Steven Collins, depois de uma primeira versão no single “Wake the vaulted echo”. Um original de Lal Waterson, “Fine Horseman” foi oferecido a Anne Briggs que o cantou em “The time has come” e, mais adiante, recuperado por Lal & Mike Waterson em “Bright Phoebus”, um dos discos lendários do folk inglês.


Neste EP Steven Collins revê a sua própria versão. Retira-lhe as cordas, alguma contemporaneidade, ao mesmo tempo que utiliza a magnífica voz de Nancy Wallace para se aproximar da paisagem e atmosfera perfeitas que resultavam da interpretação de Briggs em 1971.

Mas, como se o que está para trás não fosse já suficiente, existe ainda “The Fabric of Folk”, uma colaboração com Alison O’ Donnell (co-vocalista dos irlandeses Mellow Candle, cujo álbum “Swaddling Songs” de 1972 foi objecto de recente reedição).


Integrando cinco temas, dois tradicionais, dois originais e um pequeno interlúdio assinado por Collins, “The Fabric of Folk” afasta-se do até aqui habitual acid-folk estruturante em Owl Service, coloca em stand-by as influências inglesas (Fairport, Shirley Collins, Albion Band) e estabelece novas pontes musicais e temáticas com a herança irlandesa ( ao escutar os tradicionais “William & Earl Richard’s daughter” ou “Flodden field”, regressa à memória “Backwoods” de Gay & Terry Woods ou as canções épicas dos dublinners Sweeney’s Men ), o que apesar de constituir uma variante surpreendente, não é uma má notícia.

Aos ambientes sépia típicos em Collins, são agora adicionados: o colorido que emerge da voz calorosa de Alison e o mistério associado aos temas que se inspiram nas lendas e mitologias da Irlanda. Por tudo isto, “The Fabric of Folk” é francamente recomendável e pode muito bem vir a significar um marco nos percursos até aqui díspares de Alison O’ Donnell e Steven Collins.