19/09/08

Jardins do Paraíso VI ( The 13th Floor Elevators )


4 décadas volvidas, está finalmente disponível através do selo Sundazed a reedição do primeiro álbum dos 13Th Floor Elevators em versão mono.

E então?”, pareceu-me ter ouvido aí desse lado.

Bom, tão simples quanto isto: desde a sua edição original em Novembro de 1966, que não era disponibilizada uma reedição legal da versão mono deste histórico álbum ( os poucos originais que aqui e ali surgem à superfície, atingem preços absolutamente especulativos ).

Esta cuidada reedição, apesar de não ter sido produzida a partir das misturas originais ( as fitas, durante décadas julgadas perdidas, foram recentemente redescobertas pelo biógrafo do grupo e, segundo os rumores, “Sign of the three eyed men” a box-set dos Elevators anunciada para o final do ano, já será concebida a partir delas ), não obstante possui a qualidade e o colorido suficientes para a tornar preferível a qualquer edição em stereo.

Dito isto, “The psychedelic sounds of” é o tipo de disco que qualquer leitor do Atalho deverá possuir.

Através dele os Elevators:

1 ) em 1966, nos Estados Unidos, foram a par dos Blues Magoos e dos Deep, o primeiro grupo a utilizar a palavra “psychedelic” no título de um disco

2 ) colocaram o Texas e a cidade de Austin no mapa do psicadelismo, como rota alternativa a São Francisco onde o conceito já germinara ( os Airplane editaram “Takes Off” em Agosto ), mas que só explodiria em 1967

3 ) criaram uma música que revela uma harmoniosa coabitação entre o folk-rock, o garage e o psicadélico, concretizada em temas incontornáveis como “You’re gonna miss me”, “Kingdom of heaven”, “Roller Coaster” ou “Fire Engine”.

Em “The psychdelic sounds of the 13th Floor Elevators”, Roky Erickson, Stacey Sutherland, Tommy Hall, Benny Thurman e John Walton foram pioneiros o suficiente para definir um género . O tempo e a história apenas se encarregaram de o sublinhar.