28/08/08

Fairport Convention "Maidstone 1970"


Não se conhecem significativos testemunhos filmados das três primeiras formações dos Fairport Convention, particularmente das que gravaram “What we did on our holidays” , “Unhalfbricking” e “Liege and Lief”.

Quanto aos Fairport Convention 4 – Richard Thompson, Simon Nicol, Dave Mattacks, Dave Swarbrick e Dave Pegg-, a formação que gravou “Full House” e “House full”, sabia-se da existência de um documentário captado ao vivo e que terá passado nos cinemas do Reino Unido no inicio dos anos 70, mas que desde então desapareceu sem deixar rasto.

Tarde ou cedo, felizmente, os documentos históricos acabam por voltar à superfície e “Fairport Convention: Maidstone 1970” está de regresso, recuperado por Tony Palmer, o homem que o filmou há 38 anos.

Após a partida de Sandy Denny e com a crescente influência do violino e da personalidade de Swarbrick, os Fairport acrescentaram uma vertente mais instrumental ao portfolio de canções originais e de origem tradicional que interpretavam. Os “jigs” e os “reels” de que os três Daves (Swarbrick, Pegg e Mattacks ) tanto gostavam, ombreavam agora de igual para igual com temas como “Sloth”, “Walk awhile”, “Sir Patrick Spens” ou “Now be thankful”.


(Swarbrick, Mattacks, Nicol, Thompson e Pegg, na capa interior de "Full House")

Os Fairport Convention captados por Tony Palmer em 5 de Junho de 1970 na Maidstone Fiesta são exactamente assim. Instrumentalmente brilhantes ( é já uma redundância abordar esse particular no que toca a Thompson ), divertidos e entusiastas de uma música que, à época, note-se, não era objecto de tanta atenção como hoje. Num mundo mais justo, por exemplo, o tema que Thompson e Swarbrick escreveram a meias, “Now be thankful” ( ausente do álbum “Full House” mas editada em single ) deveria ter sido um estrondoso hit.
(Richard Thompson em Maidstone)

Naquela tarde de verão, as câmaras de Palmer filmaram também a actuação da Matthews Southern Comfort liderada pelo primeiro vocalista masculino dos Fairport, Iain Matthews, de partida em 1969 pois, ao contrário da linha maioritária que privilegiava a tradição folk inglesa, pretendia seguir a via do “country-rock” versão “west coast”. Conseguiu-o com o novo grupo e as versões de “My front pages” e “Southern Comfort” aqui presentes são uma eloquente prova disso mesmo.

Magnífica a recuperação deste pedaço de história, ao qual se adiciona uma entrevista recentemente efectuada a Tony Palmer. Quanto aos Fairport Convention jamais voltariam a ser tão obrigatórios; mesmo considerando que Sandy Denny regressou ao colectivo em 1974. Só que nessa altura já não estavam Simon Nicol e, sobretudo, Richard Thompson.