07/08/08

Schizo Fun Addict "Theme One"




Colectivo oriundo de Nova Iorque, os Schizo Fun Addict, - cujo som alguém com alguma dose de exagero já definiu como “early Sonic Youth jamming with Burning Spear” ou mais exageradamente ainda “ a sheer approximation of what might happen had Kim Deal sung with Velvet Underground” – têm já no activo um par de cds de qualidade e interesse desigual.

São referidos aqui no Atalho não naturalmente por isso, também não pelo facto de em 2007 terem publicado um single relativamente inócuo mas de título deveras intrigante: “Dream of the Portugal keeper” (???), mas pelo facto de terem inaugurado a nova colecção de singles da editora Fruits de Mer através do imperdível “Theme One/Ogden’s nut gone flake”.



Escrito por George Martin, “Theme One” ficou conhecido ao ser usado como música de abertura do programa Saturday Rock Show na BBC Radio One em 1970. Mais tarde foi versionado pelos Van der Graaf Generator, tendo sido publicado em single em Inglaterra e integrado ( ao que se sabe contra a vontade de Peter Hammill ) o alinhamento da edição americana de “Pawn Hearts”. Aqui, através dos arranjos “science-psychedelic-fiction” inventados pelos SFA, conhece porventura a sua versão definitiva.

Quanto a “Ogden’s nut gone flake” trata-se do tema título do histórico álbum que os Small Faces criaram em 1968, no zénite do psicadelismo inglês. A versão trabalhada pelos SFA reactualiza e reposiciona a canção sem comprometer.

Dito isto, pode muito bem acontecer que o futuro dos Schizo Fun Addict nos reserve alguma agradável surpresa …