09/07/08

"Psychedelica, Volumes One & Two"


Em 2006 Scott Causer e Andy Oliver, os dois “old chaps” que lideram a Northern Star Records propuseram-se organizar e publicar “the greatest compilation ever made”. Passe obviamente o exagero e a imodéstia, que deverá ser encarada como estratégia de marketing e não propriamente como defeito, a verdade é que “Psychedelica, Volume One” constitui um sampler com uma qualidade acima da média.

O subtítulo “The third wave of psychedelia” assenta como uma luva, pois salvo duas ou três excepções é de facto uma nova geração de bandas psicadélicas que ali se pode escutar.
O sucesso artístico foi considerável ( do comercial não há notícia ) e cerca de 1 ano depois conduziu à publicação do “Volume Two” ( o terceiro está na forja ), edição onde apenas uma ínfima parte dos nomes se repete.
Através destes dois duplos CDs é todo um universo de novas interpretações da linguagem psicadélica que nos é proposto. Unidas apenas por um conceito bastante lato de psicadelismo, coexistem em “Volume One” e “Two” de “Psychedelica” formas artísticas tão amplas que os fãs de correntes como o “garage”, o “fuzz”, o pop, o “folk-rock”, o “drone”, o “power pop”, o “pós-rock”, o “pós-punk” e até da música electrónica; todos, encontrarão aqui algo que certamente lhes agradará.

Pela minha parte, entre bandas novas, confirmações notórias e alguns pesos pesados, retive os nomes de: Black Angels, Lovetones, Quarter After ( ver post abaixo ), Soft Hearted Scientists, Dolly Rocker Movement, Flowers of Hell, Electric Prunes, Silver Apples, Fuzztones, Spacegarden, Lazily Spun, Black Nite Crash, God is na Astronaut e The Future Kings of England ( o nome desta banda pode não vir a ser apenas uma mera premonição ) cujo álbum do verão de 2007 - “The Fate of Old Mother Orvis” -, é algo de muito recomendável e a merecer investigação cuidada. Tal como os dois duplos CDs de “Psychedelica” …