22/03/24

Jardins do Paraíso ( 83 )

 


Um iconoclasta, John St.Field pseudónimo de  Jackie Leven ( solo, Jackie Balfour, Sir Vincent Lone, Doll by Doll ) gravou “Control” entre os anos de 1971 e 1972.

O álbum, no qual colaboraram músicos dos Man e cantora Juliet Lawson, só seria publicado três anos após, em Espanha onde então o músico escocês residia.

A edição foi escassa. Por via disso e fruto das suas peculiaridades, “Control” rapidamente se transformou num objecto de culto e profusa procura.

Agora, luxuosamente reeditado em vinil ( em Espanha curiosamente ) o álbum está finalmente disponível a um vulgar cidadão sem que este seja obrigado a despender valores absurdos por um original.




Perguntarão, vale a pena o investimento? Absolutamente. Não sendo uma  “progressive, psychedelic folk masterpiece” como bastas vezes o pintam, “Control” é um álbum que merece a devida atenção.

Trata-se de um trabalho sensorial ( escute-se “Dune voices” ), aqui e ali de uma beleza extrema ( “Sleeping in Bracken” , “Raerona” ), criado no rasto dum período de grande turbulência então vivido pelo autor e reunindo os cacos daí resultantes.

Não constituirá um conjunto de canções para todas as horas nem para todos os dias. Porém o facto de se encontrar finalmente disponível, permite que sejamos nós a escolher o dia e o momento mais adequado para o revisitar.