25/01/22

Jardins do Paraíso ( LXXIII )

 


Remexer no passado constitui sempre um risco e é seguramente algo que deve ser abordado com o rigor e parcimónia possíveis, aparte o talento envolvido, naturalmente.

Num tempo em que artistas aqui citados com alguma frequência como Jack Sharp ( ex-Wolf People ) se mostram dispostos a prescindir dos mínimos olímpicos em matéria de exigência e bom gosto ( a versão supostamente psych de “La Isla Bonita” da Sôdona Madonna pelo novo projecto Large Plants é no mínimo discutível, face histórico do guitarrista e compositor britânico ), a ideia dos dB’s regressarem ao seu passado mais remoto, criou expectativa primeiro, desencanto em seguida.

É certo que a compilação da Rhino  Records “Ride the Wild TomTom” ( 1993 ), publicada presume-se com o beneplácito da banda ou pelo menos parte dela, uma vez que Peter Holsapple assina o texto introdutório, não tocava em todos os pontos chave. Porém “I Thought You Wanted To Know 1978-1981” não parece justificar-se apenas ou quase pela inclusão da versão original do emblemático “(I Tought) You Wanted To Know” um título pré-dB’s composto por Richard Lloyd ( futuro membro dos Television ) e aqui ainda com o autor na guitarra e harmonias vocais. A composição acabaria por ser editada em 1978 constituindo-se então no primeiro single de Chris Stamey and The dB’s.

É certo que também há “Black and White” e “Soul Kiss”, ambos incluídos no segundo single, misturado por Don Dixon e já com Holsapple a bordo, contudo a maioria do restante alinhamento é redundante e em determinados casos pouco motivador. Menção especial para as chamadas NY Rocker Sessions ou para as versões ao vivo de “Tomorrow Never Knows” / Beatles e “My Back Pages" / Dylan por exemplo. Ao invés, a versão de palco de “Let’s Live for Today” dos Grass Roots surge enxuta e pouco ou nada datada.

No geral, uma edição que se aceita como prova de vida e que se recordará pela belíssima prestação de Richard Lloyd na versão original do tema título.

Em jeito de compensação, e como nada se compara a um artefacto original, ficam fotos de alguns dos primeiros singles dos mentores deste globalmente interessante projecto.

 

Sneakers ( pré-dB's ) EP, Carnivorous, 1976


Chris Stamey, Single ORK records, produção de Alex Chilton, versão de capa branca, 1977


Peter Holsapple, Single Car Records, produção de Chris Stamey, 1978


Chris Stamey and The dB's, Single Car Records, 1978