Tyneside é uma conurbação no nordeste Inglaterra em cuja
malha urbana se inclui a cidade de Newcastle. Os seus naturais / habitantes são
tradicionalmente referidos pelo nickname “Geordie”.
Emanando do mundo maravilhoso das ( boas ) compilações “Take Off
Your Head And Listen”, publicada pela Rubber Records em 1971, agrupa dezoito
temas ( originais e /ou covers ) interpretados por artistas oriundos daquela
metrópole.
Contrariamente ao que se poderia pensar, não se trata de um vulgar
sampler promocional da editora, uma vez que inclui temas, à data inéditos, entre
eles algumas gravações ao vivo ( captadas em pubs bem entendido ).
Não sendo exclusivamente uma compilação dedicada à música
folk, o tom é-lhe próximo e familiar. A qualidade da esmagadora maioria dos
músicos e respectivas prestações é superlativa. Mais não fosse por isso e a
referência aqui no Atalho estava justificada.
Existe porém a vertente histórica. “Take Off Your Head And
Listen” é um manancial de informação e
um desafio à investigação para os que se interessam pelo tema.
A abrir, uma versão esplendida do tradicional “Peggy Gordon”
pelos obscuros The Callies, cujo álbum “On your side” merece atenção. “Travelling”
e “Goodbye” escritos e interpretados por Robbie Burns e Pete Scott
respectivamente, sabem a pouco e aconselham diggings posteriores.
“Finest Hour” não será a melhor hora de Alan Moffatt, mas conduz-nos
aos discos que mais tarde gravou enquanto Jackie Leven e, sobretudo, a “Control”
o álbum que em 1975 publicaria em Espanha sob o nome de John St. Field.
“Hope is a Friend” e “Sally Gardens” são exclusivos de J.S.D.
Band e Hedgehog Pie para a compilação. “She Only Knows Why” aqui interpretada pelos
Trilogy viria a ser regravada e publicada dois anos mais tarde em “How Long is
Forever” dos Prelude ( o nome entretanto adoptado pelos Trilogy ).
Quanto a Alan Hull, um dos Geordies mais celebrados,
contribui com três temas; dois eles – “Positive Earth” e “We Can Sing Together”
– ainda assinados por Alan Hull & Bretheren grupo que mais adiante daria origem
aos Lindisfarne.
Concluindo e tomando a liberdade de reproduzir o último parágrafo do texto da
contracapa: “In all, about 40 Tyneside folk singers and musicians appear on
this record which should give an insight into the varied and high standard of
music in the area.”
Sabem pois o que têm a fazer …