06/04/21

Jardins do Paraíso ( LXVII )

 


Tyneside é uma conurbação no nordeste Inglaterra em cuja malha urbana se inclui a cidade de Newcastle. Os seus naturais / habitantes são tradicionalmente referidos pelo nickname  “Geordie”.

Emanando do mundo maravilhoso das ( boas ) compilações “Take Off Your Head And Listen”, publicada pela Rubber Records em 1971, agrupa dezoito temas ( originais e /ou covers ) interpretados por artistas oriundos daquela metrópole.

Contrariamente ao que se poderia pensar, não se trata de um vulgar sampler promocional da editora, uma vez que inclui temas, à data inéditos, entre eles algumas gravações ao vivo ( captadas em pubs bem entendido ).

Não sendo exclusivamente uma compilação dedicada à música folk, o tom é-lhe próximo e familiar. A qualidade da esmagadora maioria dos músicos e respectivas prestações é superlativa. Mais não fosse por isso e a referência aqui no Atalho estava justificada.

Existe porém a vertente histórica. “Take Off Your Head And Listen” é um manancial de  informação e um desafio à investigação para os que se interessam pelo tema.  

A abrir, uma versão esplendida do tradicional “Peggy Gordon” pelos obscuros The Callies, cujo álbum “On your side” merece atenção. “Travelling” e “Goodbye” escritos e interpretados por Robbie Burns e Pete Scott respectivamente, sabem a pouco e aconselham diggings posteriores.



( Alan Hull & Bretheren )

“Finest Hour” não será a melhor hora de Alan Moffatt, mas conduz-nos aos discos que mais tarde gravou enquanto Jackie Leven e, sobretudo, a “Control” o álbum que em 1975 publicaria em Espanha sob o nome de John St. Field.

“Hope is a Friend” e “Sally Gardens” são exclusivos de J.S.D. Band e Hedgehog Pie para a compilação. “She Only Knows Why” aqui interpretada pelos Trilogy viria a ser regravada e publicada dois anos mais tarde em “How Long is Forever” dos Prelude ( o nome entretanto adoptado pelos Trilogy ).

Quanto a Alan Hull, um dos Geordies mais celebrados, contribui com três temas; dois eles – “Positive Earth” e “We Can Sing Together” – ainda assinados por Alan Hull & Bretheren grupo que mais adiante daria origem aos Lindisfarne.

Concluindo e tomando a liberdade de reproduzir o último parágrafo do texto da contracapa: “In all, about 40 Tyneside folk singers and musicians appear on this record which should give an insight into the varied and high standard of music in the area.”

Sabem pois o que têm a fazer …