09/06/20

"Crawling Up a Hill, A Journey Through The British Blues Boom 1966 - 71"




Os Blues Breakers de John Mayall, os Yardbirds e os Fleetwood Mac são, por esta ordem, as três grandes instituições do British Blues eléctrico dos 60s. Sem eles o respectivo boom nunca teria existido, ou existido tal como o conhecemos.

Não obstante, “Blister on the Moon”, o primeiro single do irlandês Rory Gallagher para os Taste, publicado pela Major Minor em Abril de 1968, permanece um dos exemplos maiores do  British Blues, período compreendido entre 1966 e 1971.


“Blister on the moon” é de resto uma das estrelas da compilação “Crawling Up a Hill, A Journey Through The British Blues Boom 1966 – 1971”.

Os interessados no tema encontram aqui o enquadramento histórico, a informação e a atenção ao detalhe  a que David Wells nos habituou. Os exemplos são, como habitualmente, superlativos e as surpresas, isso mesmo, surpresas.


Os clássicos claro: John Mayall com Clapton, Yardbirds com Page e Relf, Fleetwood Mac, Chicken Shack, Free, Jeff Beck com Rod Stewart, Savoy Brown, Steamhammer, Status Quo …


Mas também pequenas delícias perdidas no tempo como Alexis Korner com Robert Plant ( antes dos Zeppelin ), os Quiet Melon ( o embrião dos Faces ), os The Rats ( Mick Ronson pré-Bowie ) Ian A. Anderson com Al Jones; inéditos de John Dummer Blues Band, Icarus , Christine Perfect Band, Angel Pavement ou Red Dirt, entre outros.


Fica a chamada de atenção. Sendo que tudo o que mais se possa dizer não fará jus ao artefacto.

Em jeito de bónus deixo a edição portuguesa de “Blister on The Moon”. O disco foi importado de UK,  a capa fabricada em Portugal pela Arnaldo Trindade & Cª Lda..