12/11/17

Pegasus / Neon


Contemporâneas ( estiveram activas nos anos de 1971 e 1972 ) a Pegasus e a Neon são duas das mais interessantes e colectáveis editoras independentes inglesas da época.

A Pegasus ( mais adiante apenas PEG ), uma side company da B and C Records, nasceu especificamente para publicar artistas sobre os quais existiam dúvidas acerca da respectiva viabilidade comercial.

Mas as coisas são o que são e alguns dos lançamentos da Pegasus ( no mínimo do ponto de vista histórico ) ultrapassaram largamente as apostas da casa mãe.

Exemplos: Atomic Rooster, Three Man Army, Andy Roberts, Martin Carthy, Shirley Collins/Albion Country Band, Fuchsia, Steeleye Span, Nazareth...
  

A Neon ( ou RCA / Neon  como é vulgarmente conhecida ) foi criada pela RCA com objectivos muito semelhantes, com uma pequena nuance; em lugar do folk ou folk/rock que a Pegasus privilegiava, a Neon apostou em projectos esotéricos, a meio caminho entre o jazz, o avant garde e o progressivo.

Exemplos: Chris McGregor, Indian Summer, Tonton Macoute, Spring, Raw Material, Centipede ou Mike Westbrook.

Dito isto, os aficionados dos dois selos encontram nestas brochuras de Neil Priddey, toda a história das duas casas bem assim como fotos e profusa informação sobre todos os discos publicados. Álbuns, singles e edições promocionais.