11/05/16

Glenn Jones "Fleeting"



Ainda que Glenn Jones venha colaborando com as irmãs Laura e Meg Baird, a música deste veterano de Cambridge no Massachusetts está hoje longe das avalanches psicadélicas dos Heron Oblivion.

Na verdade estão também distantes os tempos do experimentalismo vanguardista dos Cul de Sac ( a banda que liderou entre 1991 e 2004 ), um dos segredos musicais melhor guardados da música da costa este.

Desde há uma dúzia de anos, Glenn Jones abraçou a tradição da guitarra acústica americana e, dos seis álbuns a solo que gravou, transparece uma profunda paixão, quer pelo riquíssimo legado sonoro da cordilheira dos Apalaches, quer pelas reinterpretações que daquele fizeram talentos como John Fahey, Peter Walker, Robbie Basho, Harry Taussig ou Jack Rose.

Fleeting”, captado e produzido por Laura Baird, é o mais recente capítulo desta interessante saga. “Apenas” com recurso a uma guitarra acústica de seis cordas e um banjo, Jones conta-nos dez histórias singelas, inspiradas nos recantos, sons e paisagens do Rancocas Creek, um dos afluentes do Delaware River. E nada podia ser mais natural e tranquilo.