24/12/15

Jardins do Paraíso ( XXXXVIII )




A propósito da reedição remasterizada ( em formato de vinilo ) de  Born Sandy Devotional” dos Triffids, recupero alguns dos comentários que o álbum me mereceu quando da sua publicação.
 Fonte: Jornal “A Capital”, sábado,  11 de Outubro de 1986.

“ … Há muito tempo que um disco saído da música pop não retratava tão bem uma paisagem geográfica e social como “Born Sandy Devotional” dos australianos Triffids. Bastará que o leitor observe a capa do disco ( fotografia aérea da cidade de Mandurah, oeste da Austrália ) durante alguns momentos, para perceber que a foto não está lá por acaso e que os sons que irá encontrar, terão forçosamente a ver com a paisagem que lhe é sugerida…

Raining pleasure” e “Treeless Plain”, os dois álbuns anteriores davam já uma ideia do que poderia ser a arte dos Triffids. “Born sandy Devotional” é tudo o que os anteriores prometeram e mais ainda. Trata-se de um daqueles discos que se confundem com a paisagem onde foram criados…


Um enorme espaço percorrido pelo sol, por melodias incrustadas na preguiça do tempo; mas também pelo medo, pela busca, a perseguição e a desolação dos comportamentos humanos. Uma obra tanto mais verdadeira quanto implicitamente admite não existir o “paraíso australiano”, antes uma terra  que encerra riqueza, alimenta disparidades, ao mesmo tempo que expressa receios e desconfianças...

David McComb, o principal compositor, sugere ter herdado de Jim Morrison não apenas algumas tonalidades vocais mas também uma cruel capacidade para exprimir através da poesia tudo o que o estado de espírito humano pode encerrar em determinados momentos e ambientes …

Quanto à riqueza das melodias, sejam elas simples ou deliciosamente complicadas, o mais que poderá dizer-se é que acompanham  as “short stories” imaginadas e escritas por McComb …

Born Sandy Devotional” é enorme na sua transbordante narrativa.”