11/08/15

"Remembering Mountains, Unheard Songs by Karen Dalton"




Poderia ter sido a Billie Holiday do folk-blues. Porém, uma série de equívocos e más opções deitaram tudo a perder.

Quando faleceu em 1993, Karen Dalton encontrava-se só e doente, apoiada apenas por alguns amigos e colegas. A sua voz nunca foi consensual mas a consistência do canto denunciava um talento inato que se expressaria nos dois álbuns ( “It’s so hard to tell who’s goung to love you the best” e “In my own town” ) que gravou no inicio dos 70s. Frágeis, melancólicas e sensíveis, as interpretações de Dalton brotavam-lhe da alma, mas nunca atingiram o coração do público.

Ficou o culto, que não tem parado de crescer. “Remembering Mountains, Unheard Songs by Karen Dalton  é o tributo que nasceu a partir da descoberta de um conjunto de letras escritas mas nunca musicadas pela autora. O projecto foi, tudo aponta nesse sentido, desenhado em função do paradigma Karen Dalton.

Sharon Van Etten, Lucinda Williams, Julia Holter, Isobel Campbell, Marissa Nadler, Larkin Grimm ou Tara Jane O’Neil, desde as melodias que escreveram para os textos de Dalton até à forma como os interpretam, tudo fazem para alcançar aquele desiderato.

O tema título, tratado por Van Etten, é brilhante; Williams, Nadler e O’Neil estão iguais a si próprias, seguras e inspiradas.

A homenagem fica-lhe bem, mas Karen Dalton tinha mais qualquer  coisa. Algo que só  encontramos nas profundezas do seu canto.