07/07/15

Takaakira Goto "Classical Punk and Echoes Under the Beauty"



2005. Sob o pseudónimo de The Left, Takaakira Goto publicou “I could stand alone here”, uma colectânea de belíssimas miniaturas pós-rock. Na altura poucos sabiam que dois anos antes, o mentor dos MONO havia gravado o corpo principal de “Classical Punk and Echoes Under the Beauty”. De acordo com o guitarrista, os temas não soavam a MONO ( não tinham necessariamente de soar ) e como tal ficaram por concluir e publicar.

Uma dúzia de anos volvidos, Goto regressou ao estúdio para terminar o projecto. O músico possui um talento inato, capaz de escrever temas que começam por parecer épicos para rapidamente se transformarem em clássicos. Em partes iguais, possuem significativas doses de melancolia e experimentalismo, características que fazem de Goto um dos grandes compositores japoneses.

Algures entre Ryuichi Sakamoto e Robert Fripp, “Classical Punk and Echoes Under the Beauty” é tão arrojado quanto exaltante. A marca de água dos MONO está lá ( estranho seria não estar ) mas os pontos de contacto são residuais. Takaakira Goto tinha razão em 2003, estas composições não têm muito a ver com o paradigma daquela banda.

Ao pouparem no épico, acrescentam lirismo: definem subtileza, encantam e são um conforto para os sentidos. Atente-se no caso de “Till the night comes”; nunca o genial “Starless” dos King Crimsom conheceu homenagem mais calorosa.

Certas sonoridades não se explicam, simplesmente contemplam-se.