01/07/15

Jardins do Paraíso ( XXXXIV )



A gift from Euphoria” é um dos discos da minha vida. Apesar de ter custado uma pequena fortuna à Capitol, sem pompa nem circunstância, o único álbum de Euphoria foi publicado em Novembro de 1969 e mesclava de uma forma única a tradição country americana, com o experimentalismo psicadélico e a erudição própria dos amantes do barroco. Consta que a edição terá sido curta e que o lp vendeu apenas na casa das duas, três centenas de exemplares. A tarefa de encontrar hoje um original em bom estado é algo como ir à caça de gambozinos numa noite de tempestade.

Hamilton Wesley Watt ( falecido em Fevereiro passado ) e William Lincoln embora activos em diversos projectos, nunca recuperaram verdadeiramente do fracasso de Euphoria. Ainda assim, entre 1971 e 72, Lincoln juntou familiares e amigos  e sob o nome de  Addie Pray  ( título de um romance de Joe David Brown, mais tarde adaptado ao cinema por Peter Bogdanovich ) gravou um conjunto de temas que só publicaria em 2008.

Late for the dance” possui um título elusivo e revela-se uma excitante curiosidade histórica. Curto ( pouco mais de 28 minutos ) e algo desigual, integra dez canções cuja atmosfera, sente-se, resulta do ambiente informal e familiar que muito provavelmente se viveu no estúdio.

Há aqui de tudo: road music ( “Train” ), country rock da época ( “It just keeps rollin”, “Will you miss me” ), baladas gospel ( “Sail on” ), o melting pot  Euphoria ( “Kentucky”, “I can’t believe”, “Free” ) …

Não sendo fundamental, “Late for the dance” constitui um apontamento muito interessante e vem simultaneamente  preencher um espaço em branco na história de dois músicos cujo talento  merecia melhor sorte.