“A gift from Euphoria” é um dos discos da minha vida. Apesar de ter custado
uma pequena fortuna à Capitol, sem pompa nem circunstância, o único álbum de Euphoria foi publicado em Novembro de
1969 e mesclava de uma forma única a tradição country americana, com o
experimentalismo psicadélico e a erudição própria dos amantes do barroco.
Consta que a edição terá sido curta e que o lp vendeu apenas na casa das duas,
três centenas de exemplares. A tarefa de encontrar hoje um original em bom
estado é algo como ir à caça de gambozinos numa noite de tempestade.
Hamilton Wesley Watt ( falecido em Fevereiro passado ) e William Lincoln embora activos em
diversos projectos, nunca recuperaram verdadeiramente do fracasso de Euphoria. Ainda
assim, entre 1971 e 72, Lincoln juntou familiares e amigos e sob o nome de Addie
Pray ( título de um romance de Joe
David Brown, mais tarde adaptado ao cinema por Peter Bogdanovich ) gravou um
conjunto de temas que só publicaria em 2008.
“Late for the dance” possui um título elusivo e revela-se uma
excitante curiosidade histórica. Curto ( pouco mais de 28 minutos ) e algo
desigual, integra dez canções cuja atmosfera, sente-se, resulta do ambiente
informal e familiar que muito provavelmente se viveu no estúdio.
Há aqui de
tudo: road music ( “Train” ), country rock da época ( “It just keeps rollin”, “Will
you miss me” ), baladas gospel ( “Sail on” ), o melting pot Euphoria ( “Kentucky”, “I can’t believe”, “Free”
) …
Não sendo fundamental, “Late for the dance” constitui um
apontamento muito interessante e vem simultaneamente preencher um espaço em branco na história de
dois músicos cujo talento merecia melhor
sorte.