18/03/15

Malcolm Morley "Raw"




Seguramente um dos segredos melhor guardado da música britânica, Malcolm Morley fundou e integrou projectos musicais incontornáveis como Sam Apple Pie, Help Yourself, Man ou Bees Make Honey.

Lost and found” publicado em 2002, resgatava temas inéditos escritos por volta de 1976 ( pouco tempo após o termo da aventura Help Yourself ) e é porventura um dos melhores discos canções que quase ninguém escutou.

O recente “Raw” tem o formato de EP e inclui quatro temas. Canções, voz, guitarra acústica e um violino ocasional. Não necessita de mais para ser belíssimo.

“East Virginia/Dark Hollow”, um tradicional que os Grateful Dead perfilharam, tem aqui a elegância que só a “englishness” de Morley pode conferir. Escrito por Frank Proffitt, “Poor man” é um lamento apalachiano envolto numa melodia em tom sépia. Os originais “Summerlands” e “Where the river bends” são exactamente o que se pode esperar de Morley; canções tão simples que parecem impossíveis, de uma rara sensibilidade, e feitas daquela beleza serena que lhes permitirá resistir ao tempo, como de resto sucede com a maioria das canções do autor.

A única má noticia consiste na edição, limitada a apenas 300 exemplares.