06/01/15

A Winged Victory for the Sullen "Atomos"



2014 não terá sido um grande ano em matéria de música.  Terminou porém menos mal com algumas reedições de antologia ( Dylan, Velvet Underground, Allman Brothers, Uncle Tupelo, CSN & Y, Slint … ) e um pequeno conjunto  de registos a reter no futuro.
De entre estes,  destaque para “Atomos  do duo norte-americano A Winged Victory for the Sullen. Adam Wiltzie ( ex-Stars of the Lid ) e Dustin O’Halloran tinham já um assinalável curriculum quando em 2011 conjugaram os respectivos talentos, produzindo com o álbum homónimo um dos melhores discos instrumentais da década.
De tal forma que as ondas de choque que originou permaneceram activas praticamente até ao anúncio da edição do novo opus. Justificadamente aliás.


Atomos” por seu lado, mantém e aprofunda o rumo. Entre o clássico, o avant-garde e a obsessão germânica pelo cosmos, AWVFTS vai desenhando numa tela sépia os sons que, através do silêncio, que nos orientam até Max Richter, Sergius Golowin, Brian Eno ou  Klaus Schulze. O que não é dizer pouco. De “I” a “XII”, “Atomos” são doze  temas que cativam pela subtileza e encantam pelo lirismo.
A banda sonora do ano aqui pelo Atalho.