13/11/14

Jardins do Paraíso ( XXXIX)


Algures em 1973, Gabriola Island, costa oeste do Canadá. Huckle, então com vinte anos, escreveu as canções que viriam a fazer parte de “Upon a once time”. As gravações aconteceram ao acaso, aproveitando as datas locais da tournée do colectivo hippie Perth County Conspiracy.
Mais improvisadas que planeadas, parte delas ao vivo, as sessões produziram onze canções, material suficiente para a edição de um álbum. Mas apesar da valia dos temas, o contrato nunca surgiu e opção foi, como em muitos casos semelhantes, a edição privada, artesanal e limitada.
Em 1974, 300 exemplares de “Upon a once time” foram prensados mas, sem promoção ou air play, a edição ficou fora do alcance dos radares. Uma lástima, tendo em conta o valor intrínseco das canções. Os temas são naturalmente resultado do pensamento e modo de vida alternativo da época, mas estão muito para além dos horizontes da mediania, desafiam as fronteiras musicais dos 70s ( conferir “Get down”, “Hello sunshine” ou “Ocean” ) ainda que Perth County ou Neil Young surjam como inspirações óbvias.
Recém descoberto, com alguns dos artefactos originais a serem transacionados por valores insanos, e mercê desta cuidada reedição, o  folk cósmico/acústico de Huckle pode finalmente ser escutado com a atenção que já merecia em 1974.