07/11/14

Greanvine "Mark you that and noat you wel"


Uma versão raramente atinge a excelência do original respectivo. É mais ou menos consensual. Contudo, é extraordinária a capacidade que alguns músicos possuem para, através de versões, criarem “novos” temas. Mark Kozelek é um desses casos. Mas há mais.
Recentemente, através do projecto Greanvine, Steven Collins e Diana Collier, veteranos do defunto colectivo folk Owl Service, publicaram ”Mark you that and noat you wel”, uma colectânea de doze canções, oito das quais versões. A novidade não está tanto no número de covers, antes na natureza das mesmas.
Os Owl Service recuperaram dezenas da melodias populares e tradicionais e fizeram-no bem. Desta vez porém, para além destas e de “Child among the weeds” escrita por Lal Waterson para o seminal “Bright Phoebus”, de “Idumea” imortalizado  pelos Watersons e Young Tradition, bem como de “Winter is blue” de Vashti Bunyan, Greanvine extrapolou as fronteiras naturais do folk tradicional. “Listen the snow is falling” de Yoko Ono, “Long way around the sea” e “Kind of girl” dos Low e, sobretudo, “Remember Tomorrow” publicado em 1980 no álbum homónimo dos Iron Maiden, surpreendem.


Dito isto, perguntarão: e “Mark you that and noat you wel”? Exactamente o tipo de disco que se poderia esperar dos autores. Inovador no conteúdo, sereno na forma, subtil nos pormenores. Steven Collins revela mestria ao colocar a electrónica ao serviço da linguagem tradicional e a voz de Diana Collier nunca soou tão madura e imprescindível. As recuperações dos Low e Iron Maiden ( Long way around the sea” e “Remember tomorrow” ), por fugirem à norma, são a melhor legenda para o que fica dito. Sons que o outono muito irá apreciar.