08/10/14

Terry Emm "Starlight"



Para a medicina, a melancolia é uma doença que surge frequentemente sem razão. Os românticos têm por ela grande apreço, pois trata-se de um estado emocional enriquecedor do espírito. Nesta disputa, como na maioria, a verdade estará provavelmente a meio.

Nick Drake viveu a melancolia como um estado de alma extremo. Todos sabemos como terminou. Mas existem outras formas, menos radicais, de expressar o sentimento. Como nas canções de Terry Emm por exemplo.

Sem qualquer intenção de estabelecer paralelismos com o notável espólio do primeiro, diria que a escrita sensorial de Terry Emm é, na forma e no conteúdo, das que mais se aproxima do paradigma Drake. Foi verdade em 2009 e 2012 com “White Butterflies” e “Petals fallen off the sun”; permanece evidente em “Starlight”.

Ancorado em “Wilderness”, “Starlight”, “Loved and never lost”, “Is there na end to your love” e “Jetstreams”, o novo registo do autor do Bedfordshire cresce na exacta medida em que o ouvinte vai, suave e tranquilamente, balançando entre as palavras e melodias de Emm e as cordas de Carina De La Mare ( habitual colaboradora dos Tindersticks ).

Pop barroca podia ser aqui um definição possível mas “Starlight” vai para além do romântico, estabelecendo também a ponte com memórias como Del Amitri ou Butterflies of Love. No género, 2014 não conhecerá nada igual.