12/09/14

Jeff & Susanne Kelly "By reckless moonlight"




Coffee in Nepal” foi gravado por Jeff e Susanne Kelly entre 1985 e 1987. Captado artesanalmente num 4 track deck, seria publicado em cassete em 1987 e reeditado em vinil cinco anos após, dando inicio a um psychedelic-garage mini culto.

Contemporâneo dos primeiros Green Pajamas, permanece um dos registos mais autênticos e calorosos que Jeff Kelly produziu ao longo da carreira. Espelho de um romance no seu auge, “Coffee in Nepal” afastava-se do paradigma sonoro da Seattle da época, abraçava melodias pop, mesclando-as com elementos da música oriental. Pré anunciava o padrão que os Pajamas e o próprio Kelly viriam a seguir não muito tempo depois.  

27 anos e mais de 400 canções após  “By Reckless Moonlight”   retrata o mesmo romance, agora porventura já menos fogoso e inquieto – “I used to love to hear the rain/Now I’m older and afraid/In your arms I was safe and warm. E aqui a capa escolhida, um coincidente pastiche de “Double Fantasy” de Lennon e Yoko, diz muito, quase tudo.

Depois das edições dos Green Pajamas e Goblin Market em 2012, Kelly optou por fazer uma pausa e “fazer reset ao relógio”. Olhou para trás e, junto com a companheira Susanne ( pintora e autora da maioria das capas dos discos ), decidiu escrever em conformidade. “By Reckless Moonlight” é tudo menos um exercício nostálgico, antes um conjunto de canções que resulta de muito mundo e de vivências cúmplices.

É um trabalho maduro onde não se espera encontrar nada de revolucionário como outrora, mas algo que conforte e aquiete.  Tal, observando os padrões a que os Kelly nos habituaram, já seria bom. Mas este disco acolhe canções tremendas como “In Vanda’s room”, “Robin song”, “I’d rather be filming in Vanda’s room”, “Coming to find you” ou “Honey please come home”. E isso, não sendo surpreendente, só pode ser motivo de celebração.