22/07/14

Carl Hultgren "Tomorrow"


Uma das metades de Windy and Carl, Carl Hultgren acaba de publicar “Tomorrow”, o seu primeiro registo a solo.
Após ter digerido com avidez os dois últimos trabalhos do duo de Michigan, particularmente o soberbo “Songs for the broken hearted”, não sabia muito bem o que esperar de “Tomorrow”.
Os receios foram porém dissipados logo com as primeiras audições. A estrutura arquitectónica daquilo que é suposto ser a matriz criativa de Hultgren surge intacta, com as conhecidas divagações cósmicas pelo drone,  space e, em simultâneo, pelos inconciliáveis caminhos da electrónica e do bucolismo.
Em “Tomorrow” não existem vocalizações, ao contrário do que sucede nos trabalhos do duo. Mas as guitarras atmosféricas e as teclas projectam-se no horizonte como é hábito, não deixando espaço para nenhuma dúvida sobre a origem desta música tão elaborada e, ao mesmo tempo, tão simples.
Pode até parecer fácil, mas cruzar os arpejos da guitarra de Vini Reilly ( “No Other”, “In this land” ) com as telas cósmicas dos Stars of Lid ( “Spirits” ) ou a densidade da kosmische musik ( “Hidden” ) não é possível sem talento e mestria. 72 minutos de sensações “do outro mundo”.