25/05/14

"Angel Dust Psychedelia"



Resgatada à obscuridade das caves da “urban guerrilla” “Angel Dust Psychedelia é uma das primeiras compilações a debruçar-se sobre as edições privadas de singles no underground americano dos “late 60s – early 70s”.

À data, a maioria destes projectos marginais não dispunha de meios para gravar e publicar um LP, donde que o 45 rotações era a única opção viável.

Subtitulada “1968 – 1972 Guitar-Psych & Wasted Hardrock from the Altamont Generation” a colectânea agrupa catorze temas de bandas oriundas das caves do underground e cujo único espólio é um single ou pouco mais que isso. Metade chega do Texas, as restantes da Florida, Michigan, Indiana, Califórnia, Louisiana e Tennessee.

Observando uma atitude próxima daquela que os Velvet Underground postulavam na costa Este - “no hippies, no flower-power, no peace” -, diria que a totalidade destes temas hesita entre os ecos finais do psicadelismo e a celebração do nascimento do hard-rock. Uma vez aqui chegados, de sublinhar que “Angel Dust Psychedelia” inclui momentos notáveis como o monstruoso “Death Head” dos Punch, “Hope you’re feeling better” do segundo single dos Flintlock ou os dois lados do único single dos Masque. A edição é em vinil e limitada a 500 exemplares.