26/11/13

Arbouretum "A gourd of gold"


 
Trata-se de um cliché. Sempre que se aborda a música do Canadá, consoante gostos e preferências,  vêm de imediato à liça os nomes de Leonard Cohen, Joni Mitchell, Band, Arcade Fire, Neil Young, Godspeed You! Black Emperor, Mary Margaret O’Hara, Steppenwoolf, Tragically Hip,  Martha & The Muffins … 

No entanto, um nome  permanece sempre ou quase sempre na penumbra: Gordon Lightfood.  Anda por aí desde meados dos 60s, escreveu canções do outro mundo, gravou discos de excelência. Colocado na sombra de Dylan, continuou o seu percurso, silencioso fora do Canadá, desconhecido para as grandes massas, indispensável para  melómanos e conhecedores.

E, seguramente não por acaso, o reconhecimento chega de Baltimore, através de Arbouretum. “A Gourd of Gold”,  numa edição limitada de 1000 Cds e 1000 vinis, inclui versões de quatro dos mais emblemáticos temas que Lightfood produziu nos 70s: “The wreck of the Edmund Fitzgerald”, “Carefree Highway”, “Protocol” e “Early morning rain”.


O primeiro, incluído em “Summertime Dream  (1976) é uma canção enorme. Sobre uma melodia de inspiração folk, conta a história do naufrágio do petroleiro SS Edmund Fitzgerald a 10 Novembro de 1975. A versão  da banda de David Heumann fica perto do épico e os ecos da canção permanecem  no ar, planando, muito depois de se esgotarem os  11m 35s que a versão dura. “Carefree Highway” é “tailor made” para Arbouretum e faz a ponte com “Highwayman” a cover do tema de Jimmy Webb publicado em “The Gathering”.
Com canções e melodias deste calibre, a voz pungente de Heumann e as habitualmente eloquentes guitarras de Arbouretum, ganham outra dimensão e projectam-se para muito perto do essencial.