14/08/13

United Bible Studies "I am Providence"


 
Numa explicita homenagem aos recentemente desaparecidos Tony Dale e Lee Jackson ( dois dos mais apaixonados divulgadores das paisagens sónicas  alternativas ), os United Bible Studies editaram  há um par de meses em formato vinil “I am Providence”,  um registo de palco datado de 2008, mas que 5 anos volvidos espelha ainda na perfeição a identidade e as idiossincrasias deste colectivo mutante.

I am Providence” é feito por David Colohan, Richard Moult, Michael Tanner, Tuula Voutilainen, Orion Rigel Dommisse, Manbeard, Gavin Prior, Alec Redfearn e Sharron Kraus. O tema título é uma pequena perfeição acapella, algures entre o canto gregoriano e  o avant garde; “Cthonic Spiral” ecoa no silêncio ensurdecedor dos prados da Irlanda e lembra as geometrias sonoras de Richard Skelton; por seu turno “Tributaries of the Styx Under Providence” é uma banjo lullaby que Colahan vocaliza de forma litúrgica.

Não se trata de música fácil, mas assim não fora e este texto não estaria a ser escrito. Nem, muito provavelmente, a ser lido.