16/07/13

The Bevis Frond "White Numbers"


 
Um novo cd de Nick Saloman é sempre motivo de grande satisfação. Dois novos cds  de Nick Saloman são razão para celebração.
White Numbers” o mais recente Bevis Frond, é duplo e começa exactamente  onde “Leaving London” se quedara, há cerca de dois anos.

Em regra, as criações de Saloman têm uma característica que as diferencia das demais. São sensoriais na essência e abrasivas na forma. Um desiderato que serve tanto para os temas eléctricos como para as baladas acústicas.
E aqui, por paradoxal que possa parecer,  Saloman aproxima-se e muito dessa outra alma penada ( mais um deserdado da sorte ) que é Rich Hopkins.  Este, seja com os Sand Rubies, os Luminarios ou a solo, persegue uma narrativa que privilegia os sentidos e as emoções, muito mais do que o lirismo e a poesia desgarrados da realidade. Hopkins vem de Tucson no Arizona e tem o deserto como horizonte. Saloman é um londrino de gema e, embora o cenário seja radicalmente diferente, as motivações não são tão diversas assim.

White Numbers” é um grande registo de rock psicadélico puro e duro. Calibrado. As peças acústicas, cirurgicamente intercaladas nas sequências  eléctricas como sempre deve ser.  E no final, 24 temas depois ( o último, uma longa “electric jam session” ) a única coisa que apetece é voltar ao inicio. O que é dizer tudo, ou quase.