30/05/13

The Owl Service "The Garland Sessions"




Notícias recentes dão conta do fim do projecto The Owl Service.
Activo desde 2006, este colectivo mutante foi liderado por Steven Collins, um estudioso da música e tradições antigas e compositor apaixonado pela folk renaissance do final dos 60s.

De entre os vários registos que os Owl Service ( o nome foi retirado do título de um livro de Alan Garner datado de 1967 e que relata uma lenda galesa cuja figura principal é Blodeuwedd, uma mulher criada a partir de flores por um feiticeiro ) nos deixaram, “A Garland of song” ( publicado em 2007 numa edição privada ) é seguramente o mais proeminente. Nele coabitam todas as tradições musicais e pagãs que a folk music das ilhas preserva e que, não raro, se cruzam os trilhos dos Fairport Convention de “Liege and lief”, com o som Albion Country Band ( período Shirley Collins ) e até algum do esoterismo  da Incredible String Band.
The Garland Sessions” agrupa 19 dos temas que o grupo trabalhou para o álbum. Embora não exaustivo ( parte deles ficaram-se pelo cd ou pelo vinil ) é no entanto uma magnifica compilação de canções, lendas várias e sonoridades antigas. Um local único onde se podem escutar as vozes promissoras de Dom Cooper, Kate Denny, Diana Collier, Jo Lepine, Laura Hulse ou Nancy Wallace mas, sobretudo, perceber como é enorme e inesgotável o filão da ancestral tradição musical britânica.

Fundamental, para quem em 2007 não reparou na edição original.