08/05/13

Soft Hearted Scientists "False Light"


 
Há qualquer coisa de especial no mundo dos Soft Hearted Scientists que quase faz o Atalho perder a noção do tempo. E não é só o omnipresente psicadelismo melódico que remete para as páginas gloriosas que os  Kinks ou os Tinkerbells Fairydust escreveram na Inglaterra dos 60s. Todo o universo surreal  que habita os textos da banda de Cardiff,  leva a que cada audição seja uma revelação e nem sempre o mesmo tema soe igual duas vezes consecutivas.
O novo “False Lights” não se afasta um milímetro das longas paisagens sensoriais que preencheram todos os cds anteriores. As melodias são envolventes, o psicadelismo doce e as harmonias antigas. E francamente não se percebe porque razão o quinteto de Nathan Hall não é um fenómeno de popularidade e sucesso.
 
E daí … ? Talvez tal estado de coisas possa mudar. “Uncany tales from  the every day  undergrowth  ( 2005 ) parece finalmente estar a merecer a atenção que merece ( vidé a recente compilação “Whatever happened to the…” da Fruits de Mer Records ) e o futuro pode estar ao virar da esquina. “False Lights” repito, é uma delicia melódica e um hino ao fantástico, sempre pincelado por aquela matriz psicadélica de que só os verdadeiros herdeiros do pop britânico possuem o segredo.

 
Sobre as  melodias estamos conversados. Acerca dos temas, o Atalho transcreve apenas alguns dos títulos: “Tintern Abbey Ghost Monk”, “Golgotha”, “Seaside Sid and the Giant Squid”, “Halloween People”, “Trees in the wind”, “Monsters of the Id”, “Night of the Hunter” …  E, como refere Nathan Hall no booklet que acompanha o cd: “… The album features mushroom clouds;  the Chinese Army on horseback; Seaside Sid, who plays a dangerous game and comes to a nasty end … but equally it was inspired by cats that purr like little motorbikes, jaw dropping South Wales beaches …” Dá para ter uma ideia?
Tal como sucedeu no passado recente com os outros dois álbuns dos Scientists acima referidos, “False Lights” vai directo para o meu MP4. A meu lado, irá percorrer kms atrás de kms. A pé e não só.