11/04/13

Gigymen "S/t"


 
Ao contrário do que sucede nos Estados Unidos e Canadá, a história das prensagens privadas no Reino Unido ainda está por fazer.  Conhece-se a ponta do iceberg. O que está por baixo permanece um segredo demasiado bem guardado.

De quando em vez emergem algumas surpresas. Como por exemplo os Gigymen.  Nascidos em Cambridge em meados de 1972, pela mão de John Porter e Alan Harvey evoluíram enquanto obscuro projecto de folk rock tradicional, até  aterrarem num estúdio, dois anos volvidos. À data “Gigymen” conheceu uma edição de 100 exemplares e, sem promoção e/ou concertos que o sustentassem, rapidamente se tornou em mais uma discreta obscuridade.

A recente reedição fez-lhe alguma justiça. Não sendo um disco imaculado, “Gigymen” possui os seus encantos. As adaptações de tradicionais irlandeses ( “As I roved out” ) ou escoceses ( “Gypsy Laddie” ) são suficientemente convincentes para justificarem a respectiva audição. “Rocky Road to Dublin” descende da linhagem Fairport Convention, embora o baixo seja mais influenciado por Phil Lesh ( Grateful Dead ) que por Ashley Hutchings. “Plain Jane” é uma interessante balada folk-rock, mas as restantes canções originais são pouco mais que medianas.

Tudo somado uma curiosidade histórica que vale a pena conhecer, ainda que as expectativas não devam ser colocadas a um nível muito alto.

Nota: nos anos 80, o baterista Alex Cooper integrou com Kimberley Rew e Katrina Leskanich, o  projecto festivaleiro Katrina & The Waves