25/11/12

Psycholândia 5


Psycholândia Parte V. A saga continua.
Está prevista para os próximos dias a edição de um outro conjunto de singles/EPs coleccionáveis em mais uma belíssima iniciativa da Fruits de Mer Records.

Sem observar qualquer espécie de ordem, deixo o registo.


1 ) The Luck of Eden Hall
Oriundo da cena neo-psych de Chicago, o trio The Luck of Eden Hall conta já várias gravações no curriculum, entre elas o seminal “Belladonna Marmalade” ( 1993 ). Ao álbum mais recente deram o delicioso título de  Alligators eat Gumdrops” e dele retiraram dois originais para integrar este EP: “Bangalore” e “This is strange”. Entre o psicadélico, o garage-rock e o power-pop, The Luck of Eden Hall expressa-se sem constrangimentos técnicos e oferece-nos como bónus duas versões de peso: “Crystal Ship” dos Doors ( magnífica ) e “Black Sheep”,  um original dos menosprezados SRC.


2 ) The League of Psychedelic Gentlemen

Naturalmente inspirado no filme “The League of Extraordinary Gentlemen” este EP congrega os nomes de Nick Nicely, The Bevis Frond, Anton Barbeau e Paul Roland.  Cada um é responsável por um tema original e, sabendo-se como se sabe, o que vale cada um nomes citados , pouco mais haverá a acrescentar. 15 minutos e 23 segundos de absoluta magia.
 


3 ) The 2013 Fruits de Mer Annual
Dois lados A; no primeiro os Temple Music com uma versão spacey e incestuosa ( avant/dark/noise-folk ) de “Pegasus” um clássico dos Hollies para o álbum “Butterfly” ( 1967 ). No segundo, a banda russa Vespero espraiando ao longo de cerca de  8 minutos “Jennifer”, o tema que os Faust projectaram para o futuro em “Faust IV” ( 1973 ). Uma combinação perfeita que irá certamente fazer deste EP um artefacto muito popular.
 


4 ) The White EP
Enésimo tributo ao “álbum branco” dos Beatles, como o título deixa perceber. Aqueles que me conhecem sabem que não fui, não sou, nem nunca serei fã dos Beatles enquanto linha de montagem de hits ( podem começar a disparar !!! ). Sempre me pareceu ridículo e desproporcionado o culto devotado a uns tipos que quando partiam para um novo single comentavam entre si: “vamos escrever mais uma piscina”. Mas as coisas são o que são. E, por norma,  as pessoas sentem-se mais confortáveis no seio de uma multidão, seja de que índole for.

Dito isto, concedo que os rapazes até escreveram algumas boas canções. Parte delas encontram-se em “White Album”. “The White EP” é constituído por 8 temas recuperados do duplo álbum original todos eles exclusivamente recriados para esta edição. Anton Barbeau, Bevis Frond, The Luck of Eden Hall, Pretty Things, Jack Ellister, Cranium Pie, Seventh Ring of Saturn e Henry Padovani são aqui os mestres de cerimónia.
Detalhando: interessante a versão de “Glass Onion” por The Bevis Frond; excelente a prestação dos Pretty Things em “Helter Skelter” ( só a ausência da irritante vocalização de Lennon já é uma mais valia ); agradável e domingueira a versão de Jack Ellister para “Dear Prudence” ; consistente o tratamento dado a “Savoy Truffle” pelos Seventh Ring of Saturn.

Feita a devida referência, a avaliação definitiva será da responsabilidade dos leitores…, e do tempo.